A rolha de cortiça!

A perfeição natural ao serviço das mais refinadas artes dos sentidos, intemporais e apuradas.

For a good life inside the bottle

A cortiça! Uma dádiva da natureza trabalhada pelo homem!

CERTIFICAÇÕES

 

A certificação assegura a competitividade sendo um fator fundamental para o sucesso. Para a JGR CORK é um estímulo à melhoria, para os Clientes é mais uma prova de confiança no produto.

A JGR CORK encontra-se certificada segundo a Norma ISO 9001 e certificada pelo SYSTECODE – Código Internacional das Práticas Rolheiras.

 

LABORATÓRIO

 

O trabalho do nosso laboratório e dos seus técnicos especializados é essencial à qualidade de tudo o que fazemos. Há um conjunto de ensaios e análises que o nosso laboratório faz ao longo do processo de fabrico das nossas rolhas que são determinantes para as garantias e qualidade finais:

 

DIMENSÕES | HUMIDADES | MASSA VOLÚMICA

Determinação das dimensões, humidades, ovalidade e da massa volúmica aparente das rolhas.

 

DETERMINAÇÃO DA FORÇA DE EXTRACÇÃO

Avaliação da força necessária para retirar uma rolha de uma garrafa, por simulação em condições definidas, do arrolhamento e desarrolhamento.

 

COMPORTAMENTO À VEDAÇÃO

Simulação do arrolhamento em tubos cilíndricos aos quais são aplicadas diferentes pressões internas; verificação do comportamento das rolhas à vedação, nessas condições.

 

ANÁLISE SENSORIAL

Detecção e qualificação olfactiva dos aromas presentes nas rolhas.

 

QUANTIFICAÇÃO DO 2,4,6-TCA

Determinação do 2,4,6 – Tricloroanisol (2,4,6 – TCA) por Cromatografia Gasosa/Detector de Captura Electrónica (GC/ECD) sendo a preparação da amostra por Microextracção em Fase Sólida (SPME).

 

OXIDANTES

Determinação de resíduos de peróxido nas rolhas.

 

VISUAL

Avaliação e qualificação visual (classes e defeitos das rolhas).

 

CONTROLO DE QUALIDADE

 

O CONTROLO DE QUALIDADE EM CADA ETAPA DO PROCESSO DE FABRICO – Testes Mecânicos, físicos químicos e sensorais
O nosso próprio laboratório e a aposta em tecnologia de última geração têm sido determinantes para assegurar a qualidade dos nossos produtos e, assim, conquistar a confiança dos produtores de vinho mundiais mais conhecedores e exigentes.
Ao longo de todo o processo de fabrico realizamos um conjunto de ensaios e análises às nossas rolhas, que certificam a sua qualidade final e garantem a satisfação de toda a cadeia de clientes.

 

1. ENTRADA DA MATÉRIA PRIMA
Controlo: Análise visual, dimensões, humidades, densidades, análise sensorial, determinação do 2,4,6-TCA

2. LAVAÇÃO E SECAGEM
Controlo: Análise visual, humidades

3. REVESTIMENTO  E SECAGEM
Controlo: Análise visual, humidades

4. Escolha electrónica e Manual
Controlo: Comparação com padrões visuais

5. Marcação Controlo
Comparação com padrões visuais

6. Tratamento
Controlo: Análise visual, dimensões, humidades, densidades, análise sensorial, determinação do 2,4,6-TCA, comportamento à vedação, determinação da força de extração, determinação de residual oxidante.

W-ONE WARRANTY ONE BY ONE

W-One é uma tecnologia de análise de controlo de qualidade concebida para as rolhas naturais, que permite selecionar rolhas de cortiça natural com garantia de TCA não detetável*.
W-One analisa individualmente a presença de TCA em cada rolha de cortiça natural, recorrendo a uma tecnologia inovadora de cromatografia rápida que permite analisar cada rolha em segundos.
Esta análise, de elevada precisão, consegue detectar qualquer rolha que contenha mais de 0,7 nanogramas de TCA por litro *(ppt partes por triliao), sendo esta automaticamente removida da cadeia de fornecimento. Como resultado, todas as rolhas processadas com recurso à tecnologia W-One têm garantia de TCA não detetável*.
A tecnologia de análise W-One é complementada por métodos preventivos, retificativos e de controlo de qualidade já existentes na JGR Cork, incluindo a sua camara  de Ozono, utilizada durante o processo de produção de todas as rolhas.

* teor de TCA libertável inferior ao limite de quantificação de 0,7 ng/l, analises realizadas de acordo com a norma ISO 20752.

 

T4T TEST FOR TASTYE

T4T é um método de análise de controlo de qualidade sensorial olfativo concebido para as rolhas naturais a partir da qualidade superior, que permite selecionar rolhas de cortiça natural com garantia de TCA não detetável.
T4T analisa integralmente ou por amostragem a presença de TCA, terras, bolores, mofos em cada rolha de cortiça natural, recorrendo a um método de controlo olfativo que permite analisar cada rolha em segundos de acordo com os requisitos do cliente.
Através da volatizacão dos compostos, que consiste no aquecimento das rolhas através da passagem numa câmara à temperatura de 230ºC durante aproximadamente 40 segundos com a utilização de um tapete rolante. De imediato, através da analise sensorial humana avalia-se a sua qualidade individual.
O método de análise T4T é complementada por métodos preventivos, retificativos e de controlo de qualidade já existentes na JGR Cork, incluindo a sua camara  de Ozono, utilizada durante o processo de produção de todas as rolhas.

 

O3CAMARA OZONE STERILIZING THERMIC CAMARA

Câmara de esterilização térmica de Ozono é uma tecnologia de desinfeção para a cortiça que tem como objetivo tornar a rolha mais limpa sensorialmente.
As rolhas de cortiça entram numa câmara hermeticamente fechada a uma temperatura aproximadamente de 0ºC para estabilização térmica durante 48 horas. A câmara de Ozono – O3 facilita a desinfeção da rolha de cortiça em qualquer fase do processo diminuindo a probabilidade de TCA e outros cheiros através da atuação do ozono.